A deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) é autora de projeto de lei que torna obrigatória a participação dos pais nas reuniões escolares de seus filhos, como condição para a manutenção dos benefícios recebidos com o programa Bolsa Família.
Segundo a deputada, a participação dos pais na vida escolar demonstra a importância da educação e o valor da escola na vida dos alunos. A parceria reforça o vínculo entre o aluno e o ambiente escolar e aprimora a capacidade de concentração.
“A criação da condicionalidade de frequentar as reuniões de pais na escola para manter o direito ao benefício do Bolsa Família aponta a direção de um compromisso mais sólido entre os pais e a educação de seus filhos, base da prosperidade e de uma vida melhor”, afirma a deputada.
A tucana destaca que, entre os requisitos previstos em lei, há o compromisso com a saúde de crianças menores de sete anos e de mulheres gestantes ou lactantes. Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar na escola e com frequência de pelo menos 75%. Mesmo assim, não existe tempo de duração para os benefícios, que podem ser pagos em caráter permanente.
“Nesse sentido, não temos dúvidas de que a melhor solução, visando à transformação da realidade das famílias, envolve ações efetivas de educação para gerar qualificação profissional e empregabilidade. Desse modo, o país terá ganhos de produtividade em escala, com vantagens para toda a sociedade”, argumentou a deputada.
Segundo dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, o interesse pela rotina das crianças na escola, a cobrança na realização do dever de casa e o estímulo à leitura influenciam positivamente no desempenho escolar.