PSDB – PE

OMS decreta surto de zika “emergência de saúde pública internacional”

mosquitoA Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira (1º) que o surto de zika vírus é uma emergência de saúde pública internacional e pediu vigilância máxima pelos governos de todo o mundo.

Segundo os especialistas, o vírus está se espalhando muito e de maneira rápida, com consequências devastadoras. A decisão deve acelerar ações internacionais de cooperação e de pesquisa.

O último alerta deste tipo feito pela OMS ocorreu em agosto de 2014, quando o surto de ebola se expandia em países da África. Desde a reformulação do Regulamento Sanitário Internacional, em 2007, além do ebola, apenas as doenças H1N1, em 2009, e pólio (em 2014) receberam tal status.

Atualmente não há vacina ou medicamento para o zika, cujos sintomas são brandos: febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas. Ainda não há certeza que o vírus cause microcefalia em bebês, mas a ligação está clara para os cientistas.

*Leia mais AQUI

*Leia também “Para tucanos, corte de verbas para combater o Aedes aegypti confirma falta de compromisso de Dilma com a saúde pública”

Ver mais