Com as investigações da operação Lava Jato fechando o cerco ao ex-presidente Lula, a imagem do petista sofre abalo na opinião pública de acordo com a pesquisa do Instituto Ipsos, divulgada nesta segunda (1º). O levantamento indica que 68% dos entrevistados consideram que Lula não tem mais moral para defender a bandeira da ética.
O percentual de brasileiros que consideravam o ex-presidente um político honesto caiu de 49% – quando a consulta foi feita no auge do escândalo do mensalão, em 2005 – para 25% dos entrevistados.
Diante dos dados, o presidente do Ipsos, Cliff Young, a vinculação do ex-presidente Lula à corrupção já teria tornado inviável uma eventual candidaturas do petista à Presidência da República em 2018. Além do problema da corrupção, atingem Lula a má avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff e o “cansaço” dos brasileiros com o PT.
A pesquisa do Ipsos – intitulada “Corrupção, PT e Lava Jato” – ouviu 1,2 mil pessoas em 72 cidades do país entre os dias 13 e 27 de janeiro.