PSDB – PE

Relatórios da CPI do BNDES apontam tráfico de influência e irregularidades em financiamentos

bndesOs dois sub-relatórios que estão sendo apresentados hoje aos integrantes da CPI que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apontam uma série de irregularidades na concessão de financiamentos do banco a empresas privadas, assim como tráfico de influência e corrupção nas operações.

Um deles, do deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO), chega a pedir o indiciamento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e da empresária Carolina Pimentel, mulher do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

Os relatórios setoriais de Baldy, que trata de financiamentos a contratos internos; e da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), que trata de financiamentos a contratos externos, servem apenas como subsídios ao relator da CPI, deputado José Rocha (PR-BA), e não serão votados.

Os dois sub-relatórios, que somam 244 páginas, estão sendo lidos na íntegra neste momento.

José Rocha informou aos integrantes da CPI que vai apresentar seu relatório apenas no dia 16, depois do Carnaval, após a leitura de todos os relatórios setoriais. Ainda faltam dois, os dos sub-relatores André Fufuca (PEN-MA), que trata de financiamento a entes federados; e André Moura (PSC-SE), que analisa participações em empresas.

A CPI do BNDES, se não for novamente prorrogada, encerra seus trabalhos no próximo dia 18.

*Reportagem da Câmara Notícias

Ver mais