A agência Standard & Poor’s rebaixou novamente a nota de crédito do Brasil. O rating passou de BB+ para BB e, mesmo assim, a perspectiva permanece negativa – o que pode indicar novos rebaixamentos. A S&P considerou que os desafios políticos e econômicos enfrentados pelo Brasil continuam consideráveis e que a S&P agora espera um processo mais longo de ajuste, o que significa uma correção mais lenta na política fiscal e mais um ano de forte contração econômica.
A agência cita como fatores negativos o risco de reversão de políticas importantes em meio à dinâmica da política brasileira, a falta de iniciativas políticas consistentes e também a possibilidade de uma contração econômica maior do que a esperada.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, comentou a decisão:
“O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, lamentou o rebaixamento da nota da dívida brasileira pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, nesta quarta-feira (17/02). Em setembro do ano passado, a S&P já havia retirado o selo de bom pagador do Brasil.
“A Standard & Poor’s rebaixa a nota de crédito do Brasil mais uma vez, de BB+ para BB. Na verdade, faz isso após avaliar que o processo de ajuste da economia brasileira não alcançará os objetivos expostos ou buscados pelo Governo. É mais uma nota triste em um contexto realmente de notícias extremamente negativas que o Brasil vem colhendo”, afirmou o senador Aécio Neves.”