PSDB – PE

Antena de celular em sítio de Atibaia entra na mira das investigações da Lava Jato

antena-no-sitio-ligado-a-lula-1455694563880_615x300De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira (18), os procuradores da Operação Lava Jato enviaram, nesta quarta-feira (17), uma solicitação informal por e-mail ao Cartório de Registro de Imóveis de Atibaia para descobrirem quem é o dono das terras onde foi instalada a antena, em 2011 – mesmo ano em que o sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), foi reformado de maneira suspeita, segundo matéria do jornal Valor Econômico.

No e-mail, foi anexada uma cópia da lista de estações por endereço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com as coordenadas de onde se encontra a antena, que foi chamada por moradores da região como “a torre do Lula”.

Segundo o Estadão, o imóvel foi comprado em 2010 e está registrado em nome de Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios de Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente. A compra do sítio, de acordo com o jornal, foi formalizada no escritório do advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula.

O jornal Folha de S.Paulo desta quarta (17) revelou que José Zunga Alves de Lima, ex- amigo de Lula, sindicalista ligado ao PT, e atual funcionário da Oi, fez gestões internas para que a antena fosse instalada ao lado do sítio em Atibaia.

De acordo com o Estadão, a Lava Jato abriu um inquérito específico para investigar o negócio e a reforma realizada na propriedade em 2011, que teria envolvido as empreiteiras OAS e Odebrecht, além do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

A Polícia Federal também pediu em outubro de 2015 a prisão temporária e as quebras dos sigilos telefônico, bancário e fiscal de Zunga por suspeita de ser um dos contatos no governo federal das empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht, líderes do cartel alvo da operação.

Ver mais