
O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) fez duras críticas ao melancólico desfecho da CPI do BNDES, cujo relatório final não aponta para um único pedido de indiciamento contra os que teriam participado de irrregularidades na concessão de financiamentos milionários do banco a grandes empresas no Brasil e no exterior.
A reação do tucano – integrante da CPI – ocorreu durante sessão da comissão, nesta quarta-feira (24/02), quando foi divulgado o parecer final elaborado pelo deputado José Rocha (PR-BA). Para Betinho, foi a “blindagem” de deputados da base governista quem impediu o avanço das investigações. O tucano avisou que o PSDB não apoiará o relatório oficial da CPI.
“A oposição tentou o tempo todo apurar, investigar, mas o governo conseguiu abafar e não permitiu que a apuração fosse feita. O fato concreto é que temos hoje uma sociedade que está pedindo socorro: saúde que não funciona, economia quebrada, é um caos sem dimensão jamais vista. O banco foi utilizado para favorecer amigos do PT em detrimento daquele que precisa produzir e tocar seu negócio. Jorrou dinheiro barato para quem não tinha necessidade. Definitivamente, o BNDES foi utilizado para chegar à degradação que vive a economia. Esta CPI não produziu o que povo brasileiro esperava. A oposição não pode apoiar este relatório. O governo quebrou a nação e usou o BNDES para isto”, finalizou o deputado”, criticou o parlamentar pernambucano.
O tucano lembrou que a CPI chegou a impedir que um procurador do TCU fosse prestar esclarecimentos sobre processos investigados pela Corte contra o banco de fomento. Apontou também que o principal responsável pela situação em que se chegou o banco sequer foi convocado pelos deputados federais, apesar da insistência da oposição.
“O Ministério Público Federal afirma categoricamente que o ex-presidente Lula foi o ator principal por privilegiar empresas como a Odebrecht. É constrangedora esta situação de não investigar o tráfico de influência cometido por Lula. Impressiona esta nossa incapacidade porque o base governista blindou o ex-presidente. E A CPI está dizendo que nada aconteceu”, lamentou Betinho.