A virada do ano parece ter renovado os ânimos dos consumidores brasileiros e a sua confiança na economia do país. Depois de apresentar duas quedas consecutivas em novembro e dezembro de 2016, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,2 pontos e chegou a 79,3 pontos em janeiro, como revela matéria publicada pelo portal G1, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (25).
Em nota, a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda Bittencourt, destacou que o resultado pode representar uma melhora no cenário para os próximos meses do ano apesar das dificuldades econômicas que o Brasil ainda enfrenta.
“Embora os níveis de incerteza ainda sejam altos e as perspectivas para o mercado de trabalho continuem ruins neste primeiro semestre, as boas notícias da virada de ano aumentam as chances de uma recuperação da confiança (ou, por enquanto, alívio da desconfiança) nos próximos meses”, afirmou Viviane.
O estudo da FGV ainda revela avanços no Índice da Situação Atual (ISA), que subiu 2,9 pontos e chegou a 68,1 pontos, e no Índice de Expectativas (IE), que teve alta de 8,3 pontos, atingindo 88,1 pontos em janeiro.
Clique aqui para ler a matéria do G1.