PSDB – PE

“A gestão que faço em São Paulo é a que se faz no setor privado”, diz Doria

Às vésperas de chegar ao Recife – onde desembarca nesta sexta-feira (18) para uma homenagem do grupo Grupo de Líderes Empresarias (LIDE) de Pernambuco – o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), concedeu entrevista nesta quinta (17) a rádio Jornal do Commercio.

O tucano falou sobre os programas que vêm implementando na capital paulistana – como o “Corujão da Saúde” e o “Redenção”, de enfrentamento às drogas, principalmente na área conhecida como ‘cracolândia’ – e reafirmou seu compromisso de imprimir na gestão pública o modelo do setor privado.

“Eu faço aqui uma gestão moderna e eficiente. Para isso, a gestão é descentralizada. Eu delego aos secretários e ao vice-prefeito Bruno Covas, presidentes de empresas, metas, objetivos a cumprir. A gestão moderna, com a qual me comprometi desde a eleição, é fazer a mesma gestão que se faz no setor privado. Onde se estabelece metas, compõe uma boa equipe e as pessoas têm de cumprir as tarefas. Gestão moderna não é a centralizada ou de imperador. Aqui em São Paulo temos um time de trabalho”, disse.

Abaixo, outros temas da entrevista com o prefeito João Doria:

GESTOR

Eu não sou político, estou na política. Continuo sendo administrador, foi com isso que me elegi. Espero que nos próximos meses, com o programa de desestatização, consigamos ter maior eficiência do setor público e menos gordura na gestão. Respeito quem tem a política como alma, como coração, até porque sou filho de um, meu pai foi deputado federal pela Bahia, é nordestino, mas eu construí toda minha vida no setor privado. É o que estou tentando fazer em São Paulo e é isso que nos dá altos índices de aprovação.

PROGRAMAS

O ‘Corujão da Saúde’ é um programa vitorioso que implantamos já no primeiro mês de gestão para eliminar o déficit de 476 mil pessoas que aguardam exames médicos, aliás, herança da gestão do PT. Nós conseguimos com o apoio de hospitais privados, utilizando seus horários não convencionais para atender essas pessoas. Em menos de 6 meses, em 83 dias, zerar esse déficit, e levando pessoas pobres a serem atendidas em hospitais de rico como o Sírio Libanês, o Albert Einstein, o Oswaldo Cruz, o Beneficência Portuguesa…Agora, segue o programa com o ‘Corujão da Cirurgia’ para atender as muitas pessoas que aguardam cirurgia na capital paulistana.

CRACOLÂNDIA, UMA DETERMINAÇÃO

A cracolândia infelizmente não é só um problema da capital de São Paulo. É nacional. Todas as capitais e até as cidades médias já vivem esse problema. É uma tristeza, mas é preciso combater. Aqui tomamos isso como uma determinação. A partir de 21 de maio implementamos o programa ‘Redenção’ envolvendo várias etapas. Primeiro, a de ordem policial, combater o traficante e as facções criminosas, e fizemos isso junto com o governador Geraldo Alckmin. E estamos fazendo a outra etapa do ‘Redenção’ que é a clínica: a internação e tratamento dessas pessoas que acabam virando escudo dos traficantes.

DISTRITÃO

O distritão talvez seja um caminho intermediário para chegarmos ao voto distrital misto que entendo ser uma alternativa mais democrática, torna o cidadão mais próximo do seu eleito.

PARLAMENTO

Redução do Parlamento é um tema importante para uma reforma política, talvez não para agora, já que essa reforma que está aí está mais focada em ajustar o processo eleitoral de 2018. Mas é um debate positivo para uma reforma mais ampla, assim como o da redução de partidos. Não é normal a quantidade de partidos que temos e ainda há uma fila enorme novas legendas para serem homologadas. Não há tantas correntes de pensamento nem no Brasil nem no mundo para comportar essa quantidade enorme de partidos

Ver mais