PSDB – PE

A receita de Dilma para o ajuste fiscal: cortes no orçamento e aumento de impostos

O governo pretende combinar os cortes em gastos previstos no Orçamento deste ano com uma nova rodada de aumentoddedimpostos.O objetivo da medida, preparada pelo Ministério da Fazenda, é reforçar o ajuste fiscal e afastar o risco de rebaixamento da nota de crédito do Brasil.

A presidenteDilma Rousseff começou ontem a discutir o tamanho do contingenciamento, que será definido após negociações com o Congresso e anunciado até o fim da semana. O corte deve ser da ordem de R$ 70 bilhões.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo (18/05).

Os ministros Joaquim Levy (Fazenda), NelsonBarbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), que compõem a junta orçamentária, levaram propostas distintas à conversa de quatro horas, no Palácio da Alvorada. Hoje,o temaseráretomado na reunião de coordenação política do governo.

Levy apresentou uma estimativa de corte mais elevada, de R$ 78 bilhões, que compensaria as perdas promovidas pelos parlamentares no ajuste fiscal. Asmodificações feitas pela Câmara nas medidas provisórias que alteram benefícios trabalhistas e previdenciários incluíram desde restrições mais leves que as pretendidas no seguro-desemprego e napensãopormorteatéa flexibilização do fator previdenciário, criado para poupar gastosdo governo com aposentadorias.

 

Ver mais