PSDB – PE

“A Revolução de 1817 tornou irreversível a luta pela independência do Brasil”, destaca tucana

Para Terezinha Nunes, a Assembleia “corrigiu um erro histórico” ao instituir a Data Magna de Pernambuco

Autora da lei que instituiu a Data Magna de Pernambuco, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) destacou os ideais que motivaram a Revolução Pernambucana de 1817 em discurso no plenário da Assembleia Legislativa. Sustentou a tucana, que de modo diferente da Inconfidência Mineira (1789), a Revolução Pernambucana experimentou uma “euforia popular”.

A parlamentar observou que a mobilização foi “democrática, republicana, independentista e abolicionista”. “Cerca de 400 pessoas de todas as cores e idades destituíram o governador português e declararam a independência de Pernambuco e, consequentemente, a independência nacional. O movimento logo foi abraçado pelos regimentos militares e se espalhou rapidamente pelo País”, narrou.

Terezinha Nunes lembrou que a revolução foi duramente combatida pela Coroa portuguesa e teve seus principais líderes assassinados com requintes de crueldade. “A Revolução de 1817 tornou irreversível a luta pela independência do Brasil. O País deve a Pernambuco o reconhecimento pelos ideais gestados aqui, que até hoje buscamos alcançar”, expressou.

Para a parlamentar, a instituição da Data Magna de Pernambuco, com a aprovação da lei de sua autoria, fez com que a Assembleia “corrigisse um erro histórico”.

Ver mais