PSDB – PE

Acidentes em plataformas de petróleo subiram 32,5 vezes entre 2008 e 2013

plataformaBrasília – O número de acidentes em plataformas de petróleo no Brasil subiu 32,5 vezes entre 2008 e 2013. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foram divulgados nesta sexta-feira (13) em reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Foram duas ocorrências em 2008 e 65 em 2013.

Na última quarta, uma explosão em um navio-plataforma que operava a serviço da Petrobras no litoral do Espírito Santo deixou três mortos, dez feridos e seis desaparecidos.

“O aumento de acidentes pode ter várias explicações, e é preciso que cada situação seja apurada. Mas não podemos deixar de levar em conta o fato de que a Petrobras, nos últimos anos, perdeu seu foco. O governo do PT a levou a servir a um projeto político e a transformou em um mecanismo para combater a inflação”, disse o economista Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).

Pires acrescentou ainda que a Petrobras tem passado por um grande inchaço em seu corpo funcional, o que colabora para a perda de prioridades da empresa. “É possível que esse aumento de incidentes esteja ligado à diminuição de eficiência”, acrescentou.

Atividade
A reportagem da Folha destaca que o aumento no número de acidentes tem ritmo bem superior à elevação da exploração de petróleo. Enquanto o total de incidentes no setor foi ampliado em 526%, o número de poços perfurados em terra diminuiu 39%, e no mar, se elevou-se somente em 37%.

Ver mais