Brasília (DF) – Os acionistas que processam a Petrobras nos Estados Unidos por perdas no valor dos investimentos alegam ter tido prejuízo de US$ 527,7 milhões com o escândalo de corrupção da Operação Lava-Jato. A compilação das queixas dos acionistas foi publicada pelo analista de litígios no setor de energia da Bloomberg Intelligence, Brandon Barnes.
Reportagem do jornal O Globo desta quarta-feira (18) apontou que grande parte dos prejuízos foi sofrida por investidores institucionais da estatal. Segundo o analista, “todos os demandantes devem apresentar estimativas de perdas para serem considerados como postulantes a líder da ação”.
Ainda de acordo com a reportagem, o líder do processo é o acionista que vai representar todos os investidores que perderam dinheiro com o escândalo da Petrobras. São cinco ações coletivas iniciadas nos EUA contra a estatal, mas, como é praxe na Justiça americana, todas serão reunidas em apenas um processo. A Corte de Nova York decidirá no dia 20, qual investidor será o líder.
Clique AQUI para ler o texto completo.