PSDB – PE

Aécio acusa gestões do PT de “jogar fora a credibilidade” do Brasil

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou, ontem (terça-feira, dia 19), que as gestões de Dilma Rousseff e seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva estão levando o Brasil a perder credibilidade no cenário internacional.

“O Brasil está jogando fora o patrimônio mais importante de um país estável, que é a credibilidade. Conversando com analistas internacionais e internamente, percebemos que a credibilidade do Brasil está decaindo em uma velocidade emocionante”, declarou o parlamentar.

Aécio se referiu a um expediente da gestão petista denominado pelo próprio tucano de “contabilidade criativa”. No ano passado, o governo federal manipulou as contas públicas para que o superávit primário terminasse 2012 em um nível positivo. Para tanto, o governo lançou mão de recursos provenientes de fontes como o Fundo Soberano e dividendos de empresas públicas.

A manobra foi o tema do debate “Contabilidade criativa: a maquiagem das contas públicas e suas consequências”, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), órgão de formação política do PSDB, nesta terça. Para o senador mineiro, o PT está destruindo aquela que foi talvez a principal bendita herança deixada a eles pelo governo FHC: “a estabilidade da economia, a internacionalização dos negócios e o início do programa de privatizações.”

Aécio ressaltou ainda que a situação é “grave” e que uma de suas consequências é o aumento da dificuldade do Brasil para atrair e alavancar investimentos privados, de fontes nacionais ou estrangeiras.

Ver mais