O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, assina, em Belo Horizonte (MG), neste sábado (13/09), o Pacto pela Juventude, documento criado por organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), que engloba propostas que atendem às demandas dos jovens brasileiros. O Conjuve é formado por 60 pessoas – 20 do governo federal e 60 da sociedade civil.
No documento, Aécio se compromete a fortalecer os canais de participação democrática; prevenir e enfrentar a violência; institucionalizar a política de juventude; garantir a educação de qualidade; assegurar o trabalho decente para a juventude; promover a saúde integral; promover o direito à comunicação; promover o acesso à cultura, esporte, lazer e tempo livre; garantir o direito ao território e estimular novas ideias e novas riquezas.
Nas viagens pelo Brasil, o candidato tem reiterado que uma das suas prioridades é implementar políticas públicas destinadas a cerca de 50 milhões de brasileiros, que têm de 15 a 29 anos, que abandonaram os estudos, mas querem retornar às salas de aula. A proposta é pagar uma bolsa de estudo para esses jovens como incentivo.
Desafios – O Pacto pela Juventude também lista desafios que devem ser enfrentados, como o elevado índice de mortalidade de jovens negros, a melhoria da qualidade da educação, o acesso à cultura, a melhoria de mobilidade urbana, investimentos em inovação e tecnologia, entre outros.
“Ao lado disso, evocamos a implantação efetiva dos direitos e garantias contidos no Estatuto da Juventude, a implantação do Sistema Nacional de Juventude, a criação do fundo nacional de juventude e a elaboração de programas e políticas públicas”, aborda o Pacto.
Na visita a Belo Horizonte, Aécio irá participar de carreata e caminhada pelas ruas da capital mineira ao lado do candidato a governador Pimenta da Veiga e de Antonio Anastasia, que disputa uma vaga ao Senado. Pimenta e Anastasia também assinam o documento.