
Do Recife (PE) – Ao inaugurar o comitê da campanha em Belo Horizonte (MG), o candidato à presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, reafirmou seu compromisso de dedicar atenção especial ao Nordeste, não apenas a campanha mas num eventual governo.
O tucano anunciou que pretende reproduzir na região o que fez à frente do governo de Minas Gerais, “onde ao final do nosso mandato tínhamos gasto três vezes mais per capita na região mais pobre de Minas do que nas regiões mais ricas”.
Aécio anunciou que nos próximos dias 12, 13 e 14 próximos percorrerá estados do Nordeste para apresentar um plano de investimento para a região.
“O Nordeste merecerá uma atenção toda especial, não na campanha, mas no governo. Estamos construindo um plano para o Nordeste de investimentos, com um grande choque de infraestrutura, atração de novos investimentos, inclusive, com regras tributárias específicas. Estarei na semana do dia 12, 13 e 14 viajando a todos os estados do Nordeste, apresentando à discussão da academia, das universidades, das organizações sociais, dos governantes, prefeitos e governadores uma base de uma proposta para o Nordeste”, informou o candidato tucano.
A seguir, outros temas tratados por Aécio Neves em entrevista coletiva em Belo Horizonte (MG):
Sobre corte de ministérios:
O governador Anastasia está incumbido por mim de preparar o desenho da nova estrutura do governo. Tenho até citado um estudo da universidade norte-americana, de Cornell, que avaliando mais de 100 países ela chegou à conclusão de que aqueles que têm entre 21 e 23 Ministérios são os que apresentam melhores resultados. Acho que esse é um número adequado. Isso não significa que ações que são hoje comandadas por ministérios tenham menor relevância no governo. Ao contrário, desburocratização, simplificação e transparência serão marcas do nosso governo. Muitas ações específicas continuarão a ter vigor, a preocupação do governo, mas serão tratadas sem a burocracia ministerial, centenas de DAS.Quero diminuir os ministérios, diminuir os cargos de livre nomeação e fazer com que o governo funcione. Porque hoje o governo não ajuda e começa a atrapalhar a quem quer empreender no Brasil.
Sobre o candidato a governador de Minas Pimenta da Veiga:
É natural. Na verdade, temos ao longo dos últimos anos em Minas Gerais construído uma obra de governo que os mineiros reconhecem como ética e eficiente. Não temos à toa a melhor educação do Brasil, ou o melhor atendimento de saúde da região Sudeste, ou as mais exitosas parcerias público-privadas do Brasil. Não foi à toa, foi uma construção política. Assim como Anastasia, no momento em que me sucede, representava a continuidade dos avanços em Minas Gerais, Pimenta é hoje a garantia de que Minas Gerais continuará sendo governada com seriedade, com planejamento e com eficiência. Acho que ele caminha para ter uma extraordinária vitória. Sempre acreditei nisso, o nome do Pimenta cresce a cada dia, seja pela sua história, em especial pelo o que ele representa. E estar ao lado de nossa candidatura é muito natural.
Imagina, se nós já fizemos tanta coisa em Minas Gerais, tendo um presidente de oposição, imagina se vencermos eleições presidenciais com o conhecimento que tenho da realidade de Minas Gerais, os avanços que poderemos trazer para o estado, como levar para outros estados também. Estou muito feliz com o rumo da campanha, temos debatido em inúmeros fóruns inúmeros todos os temas que interessam ao país, ontem foi na Confederação Nacional da Indústria, estarei na Confederação Nacional da Agricultura na próxima semana, depois na Confederação do Comércio e, a partir de agora, pé na estrada, andando pelo Brasil. Inicio esta semana um roteiro que nos próximos 20 dias terá me levado a pelo menos 20 estados. Por isso o meu chamamento a cada companheira, a cada companheiro que conhece o nosso governo, a nossa responsabilidade, a nossa seriedade, que possa ser o eco da minha voz em cada município de Minas Gerais para vencermos a eleição.
Sobre pesquisa de intenção de voto para governador de Minas:
Deve ter surpreendido os nossos adversários. Sempre acreditei na vitória do Pimenta, ele é consistente, não é um candidato de bravatas, é um candidato que tem história e representa a continuidade de um trabalho extremamente sério. Eu não tenho expertise em pesquisas eleitorais, sou apenas um acompanhador dessas pesquisas, as leio com muita atenção. Mas acredito que, na próxima pesquisa nacional que vier a ser feita em Minas Gerais, Pimenta da Veiga já estará liderando.