O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, recebe nesta terça-feira (15), em seu gabinete, os integrantes da comissão que elabora o Estatuto da Juventude do partido. Formado pelos deputados federais Betinho Gomes (PE), Pedro Cunha Lima (PB), Pedro Vilela (AL), Caio Narcio (MG) e Bruna Furlan (SP), o colegiado já concluiu o texto base do documento para ser avaliado pelo senador e pela atual direção nacional da Juventude tucana. Com o aval das duas instâncias, a comissão submeterá o texto a uma consulta popular através do site do PSDB.
O Estatuto cria uma estrutura de organização mais horizontal da Juventude, fortalecendo as representações regionais do segmento jovem, um dos mais atuantes do partido. Embasado pelo documento, o PSDB pretende se inserir mais no movimento estudantil e criar uma cultura mobilizadora em tornos de causas políticas, sociais e ambientais.
Entre as atribuições da Juventude do PSDB, segundo o texto base do Estatuto, está a prerrogativa de propor projeto de lei com alcance nacional.
A comissão sugere que tal iniciativa esteja respaldada no apoio popular, com um quórum mínimo de 100 mil assinaturas, para que a bancada federal do partido encaminhe a proposta ao Congresso Nacional. À comissão foi dado um prazo de 45 dias para conclusão do texto final do Estatuto.