Recife (PE) – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE), cumpriu uma agenda de visitas, em Brasília, aos ministros pernambucanos do governo Michel Temer (PMDB): Bruno Araújo (PSDB-PE) das Cidades; Mendonça Filho (DEM) da Educação e Raul Jungmann (PPS) da Defesa.
No encontro com Bruno Araújo, acompanhado do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) – foto, o prefeito fez um apelo para que a nova gestão seja mais ágil na liberação de recursos aos municípios, para que obras em execução não tenham seus cronogramas comprometidos como aconteceu no governo da presidente afastada Dilma Rousseff.
“Pedimos agilidade na liberação de recursos para que as obras cumpram seus cronogramas. Bruno, como os demais ministros, foi muito atencioso, até pela sensibilidade e conhecimento que têm da realidade de Jaboatão, e já vai tomar as medidas para que os projetos ganhem velocidade e sejam concluídos ainda na nossa gestão. A população espera por isso e merece que as coisas aconteçam. Agora, num outro ambiente, num outro momento, vamos fazer com que coisas que se arrastaram há muito tempo possam acontecer o mais rapidamente possível”, disse o prefeito, após o encontro com o ministro Bruno Araújo.
A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, possui vários projetos, convênios e obras em execução com recursos do ministério das Cidades. Segundo o prefeito, em contratos e execução, são R$ 80 milhões, cuja primeira parte já está sendo aplicada em obras de contenção de morros. “Foi um processo lento de liberação e isso cria insegurança e desconforto muito grande na população e prejudica a prefeitura”, lembrou o prefeito.
A gestão do prefeito também possui convênios com o ministro das Cidades para obras de macro-drenagem em combate às enchentes, uma das ações prioritárias do governo Elias Gomes, e para obras de urbanização no bairro popular de Aritana, cujo projeto prevê pavimentação de ruas, construção de praças, escolas, unidades de saúde, e cerca de 200 habitacionais que já se encontram avançados com previsão de serem inaugurados no próximo mês.