Brasília (DF) – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deu uma boa notícia aos paulistanos que usam transporte público nesta quinta-feira (2); cerca de 40 das 61 estações do Metrô de São Paulo terão pontos de acesso wi-fi gratuitos.
“Uma boa notícia para vocês: a partir deste domingo, dia 5, nós teremos 20 estações de metrô com wi-fi gratuito, e a partir do dia 1º de março, mais 20”, anunciou Alckmin, em vídeo publicado no Youtube. “40 estações de metrô com wi-fi gratuito, inclusive nas áreas livres das estações, menos na área de embarque, por questão de segurança”, afirmou o governador.
Em nota, o Metrô de São Paulo informou que havia aberto um chamamento público para que agentes privados instalassem o serviço. A ideia era ceder os pontos de acesso wi-fi em todas as estações da rede, em uma divisão por lotes, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.
“Durante um ano, o Metrô vai analisar o desempenho do modelo de negócio para aprimorá-lo, se necessário, em contrato de concessão de longo prazo. Com a ativação das estações, o Metrô estima receber R$ 5 milhões por ano”, disse a companhia.
Para utilizar os pontos de acesso Wi-Fi, os usuários deverão realizar um cadastro prévio com nome, e-mail e telefone, concordando com as condições de uso. O passageiro também poderá atrelar o cadastro a seus perfis nas redeis sociais Facebook e LinkedIn. Como o limite de conexões ativas em cada um dos pontos de acesso varia entre 400 e 2 mil conexões, o usuário será desconectado a cada 15 minutos, podendo refazer a sua conexão gratuita. Não haverá limitação no número de acessos.