Aproveitando a passagem do Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, comemorado dia 25 de novembro, a vereadora Aline Mariano (PSDB) pediu na tarde desta quarta-feira 21, na Câmara do Recife, que a nova gestão municipal garanta autonomia à secretaria da Mulher. Para ela, a secretaria da Mulher deve deixar de ser um apêndice do gabinete do prefeito, ter verba própria, para ser atuante de fato. “Espero que na nova gestão esta secretaria tenha sua própria verba para ser uma secretaria de verdade”.
Aline Mariano disse que sem verba para funcionar não é possível fazer um trabalho adequado, educativo e de implantação de políticas públicas que contemplem o enfretamento à violência contra a mulher. “O trabalho educativo deve começar desde cedo, na escola e nas comunidades, n os bairros. Sabemos que as mulheres não denunciam porque têm medo, não se sentem seguras, apesar da existência da lei Maria da Penha. No entanto, as penas são brandas”.
A vereadora acredita que uma secretaria da Mulher precisa criar e implantar políticas contara a violência, mas não apenas isso. “É preciso realizar campanhas e práticas pela saúde da mulher. Além da proteção contra a violência é necessário que se criem espaços para que elas desenvolvam atividades e sejam empreendedoras para se tornarem independentes. Não bastam os centros de acolhimento, as mulheres precisam de renda própria para quebrar com o ciclo da violência”.