Brasília (DF) – A construtora Andrade Gutierrez pagou por pesquisas na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. Segundo apurou o jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira (15), a empreiteira tinha um contrato com o Instituto Vox Populi para realização de levantamentos de dados destinados à empresa, que acabou sendo usado para bancar pesquisas qualitativas encomendadas pela equipe de produção de programas da petista. A prática configura caixa dois.
De acordo com a reportagem, os pagamentos ultrapassaram R$ 10 milhões e não constam da prestação de contas da campanha da presidente, nem do PT. Em delação premiada, ex-executivos da Andrade já haviam admitido esquema semelhante na primeira campanha de Dilma à Presidência, em 2010.
Na época, a construtora pagou R$ 6,1 milhões de serviços prestados para a então candidata Dilma por meio de um contrato com a Pepper Digital.
A Folha revelou ainda que o ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo disse, em delação, que parte dos R$ 20 milhões doados oficialmente pela construtora à campanha presidencial era descontado de propinas devidas em contratos de obras realizadas na Petrobras e no sistema elétrico.
A campanha de Dilma também contratou, além destas pesquisas qualitativas bancadas pela Andrade, serviços diretamente ao instituto de pesquisas, declarando à Justiça Eleitoral ter pago R$ 11,2 milhões. Segundo o jornal, R$ 1,48 milhão foi pago para a Vox Populi e R$ 9,8 milhões para a empresa Oma Assessoria de Pesquisa de Opinião.