Vereador se posicionou contrário à decisão do Executivo de autorizar o exercício da disciplina de Educação Física sem a exigência do registro profissional
Recife (PE) – O presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis, posicionou-se contrário, em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, à decisão da prefeitura de autorizar o exercício da disciplina de Educação Física na rede municipal sem a exigência do registro profissional.
“Estamos diante de uma violação da lei federal que regula a profissão de Educação Física. Colocar um professor sem a habilitação para a prática da disciplina é também uma atitude de alto risco para as crianças”, alertou.
O tucano lembrou que o último concurso público para professor de Educação Física ocorreu em 2010 com a contratação de apenas 6 professores para um rede de ensino que comporta 321 unidades, das quais 75% não possuem quadras esportivas.
Ao mesmo tempo, informou André Régis, a prefeitura do Recife gastou, em 2013, apenas R$ 600 reais do orçamento em compras de materiais esportivos”. Este ano, um pouco mais: R$ 10 mil. “Isso é valor para um orçamento de quase um bilhão de reais? Para 321 unidades? Para 294 mil estudantes? Isso significa simplesmente que a atividade esportiva nas escolas é inexistente! Problema de gestão”, concluiu.
Em reforço à falta de prioridade do atual com o governo com a construção de escolas dotadas de espaço para práticas esportivas, o vereadora registrou a recente inauguração da unidade Monte Verde no bairro do Ibura. “O que se viu foi festa, propaganda, televisão, escola de primeiro mundo! Não tem quadra poliesportiva. Quantos vereadores matriculariam seus filhos e netos nas escolas ditas de referência da prefeitura do Recife?”, questionou o parlamentar.