
Aproveitando a abertura on line das matrículas na rede municipal de ensino do Recife para 2018, o líder do PSDB na Câmara Municipal, vereador André Régis, reforça a disponibilidade de uma ferramenta, desenvolvida por ele e equipe, que orienta os pais na escolha da melhor unidade de ensino. Denominada de ‘Raio X das Escolas’, a plataforma digital diagnostica as condições de todas as escolas da capital capital pernambucana.
“A ferramenta permitirá aos pais comparar escolas de seu bairro para que façam a escolha correta. Nós temos uma rede que é muito desigual. Cada escola é única nos problemas e nos desafios para o corpo docente e para os alunos. Pelo orçamento que aprovamos para 2018, a previsão de custo de cada criança é de R$ 900 por mês. Um valor compatível com a rede privada de melhor qualidade. Então é de se esperar que uma escola com esse padrão de investimento seja de qualidade, o que lamentavelmente não ocorre”, ressaltou o tucano.
Segundo André Régis, poucas escolas possuem sequer aula de educação física e aprendizado adequado de disciplinas como português e matemática. A ferramenta ‘Raio X das Escolas’ pode ajudar no sentido de apresentar a real dimensão de cada unidade em aprendizado e infraestrutura.

“Com esse instrumento, os pais podem inclusive requerer providências à prefeitura através de nosso mandato. Após cinco anos de trabalho, que consumiu mais de 40 mil quilômetros percorridos pela rede educacional, hoje os pais têm uma ferramenta que o auxiliam a encontrar uma escola melhor para seu filho”, informou o parlamentar.
O trabalho também foi estendido às creches do Recife com o mapeamento de mais de 90 unidades que virou um livro digital disponível para consulta pública.
“Os problemas estão aí para serem enfrentados mas, lamentavelmente, a escolha do prefeito Geraldo Júlio foi pela continuidade do que não funciona. Ao assumirmos nosso mandato em 2013, fomos ao prefeito e lhe propomos um ‘Pacto pela Educação’ mas o prefeito não quis se comprometer. O resultado está aí: o Recife não consegue o mínimo necessário para educar uma criança. Fizemos nossa parte”.