PSDB – PE

André Régis vota contra projeto do Executivo que prejudica professores do Recife

Sob protesto de várias docentes que ocupara as galerias da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (3/7), foi aprovado o projeto do Executivo que reajusta o salário apenas dos professores que integram o quadro permanente do grupo ocupacional magistério da administração direta. Esse universo representa 85 servidores.

A matéria foi aprovada com 25 votos a favor e 7 contrários. O sindicato dos professores critica o fato de o projeto contemplar uma pequena parcela da categoria e pede pagamento do piso salarial reajustado este ano pelo Ministério da Educação (MEC) em 7,64% .

O líder do PSDB na Câmara, vereador André Régis, votou contra. Argumentou não ter se convencido dos argumentos dos líderes do governo e destacou as precárias condições de trabalho dos professores da rede municipal do Recife.

“O professor do Recife sofre diariamente pela falta de condições de trabalho. Sou professor há mais de 20 anos e confesso que é impossível alguém enfrentar a sala de aula do Recife e sair se estar exaurido da jornada de trabalho. Aguentar um calor intenso de mais de 35 graus é algo inconcebível ao padrão mínimo aceitável de condições de trabalho para quele a quem confiamos o futuro de nossas crianças”, enfatizou o tucano.

Régis ressaltou que o Recife possui uma rede pública cara e inadministrável por contra das condições criadas ao longo dos governos. “Lamentavelmente temos uma prefeitura que não sabe que direção oferecer à rede do ponto de vista de uma algo compatível com o século 21. Nosso Plano Municipal de Educação é uma cópia do nacional que não se adequa à nossa realidade. Então não posso deixar de dar razão a quem tem, que são os professores. É lamentável que a prefeitura do Recife ainda não tenha, apesar de 4 anos e 6 meses, entendido os principais desafios da Educação e a melhor maneira de enfrentar os problemas relacionados à rede municipal”.

Ver mais