
No dia em que o Recife comemora seus 481 anos, nesta segunda-feira 12 de março, o presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV), Joaquim Francisco, ex-prefeito da capital por duas vezes, ressaltou a importância de se cuidar dos espaços urbanos para transformá-los “cada vez mais em espaços humanos”.
O tucano lembrou ainda da importâncias dos dois principais rios do estado, o São Francisco e o Capibaribe, e da grande obra de transposição das águas do Rio São Francisco, que por mais de trinta anos era apenas um projeto, e somente agora se materializa em 33 municípios de Pernambuco e Paraíba.
“Sou recifense, amo minha cidade, e quem ama sua cidade deve ter o compromisso de cuidar dela, de transformar o espaço urbano num espaço cada vez mais humano. Não tem como falar no aniversário do Recife sem falar do São Francisco, assim como do Rio Capibaribe. Nosso rio sofrido, poluído, e o São Francisco da velha ideia que se materializou que é a transposição. Um estudo recente mostra que já existe um milhão de pessoas atendidas pela transposição do rio São Francisco, especialmente a cidade de Campina Grande (PB). São 33 municípios de Pernambuco e da Paraíba atendidos pela transposição. Essa obra não pode ser abandonada. No momento de se comemorar o aniversário da cidade é, ao mesmo tempo, o momento de comemorar um novo sistema de distribuição de água que vai chegar logo mais a Caruaru, Bezerros e Vitória de Santo Antão. Isso exige responsabilidade, seriedade e tecnologia para que a gente comemore a boa gestão dos recursos públicos”.

O presidente do PSDB-PE, deputado Bruno Araújo, também registrou em seu perfil numa rede social o aniversário de 481 anos do Recife. Por ocasião da construção de dois habitacionais que começa nesta terça (13) numa comunidade pobre da capital, o Pilar, frutos de sua gestão como ministro das Cidades, Bruno ressaltou o quanto sua passagem pelo ministério “tirou do papel projetos que há anos estavam parados”.
“Na nossa gestão no Ministério das Cidades, decidimos tirar do papel projetos que estavam há muito tempo parados e esquecidos. Um caso especial é o da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. 160 famílias da comunidade poderão finalmente ter uma moradia digna. A partir de amanhã, começa a construção de dois conjuntos habitacionais na área. Serão investidos mais de R$ 13 milhões nas obras, além da geração de 200 empregos diretos e indiretos. No dia do aniversário do Recife, nada melhor do que comemorar garantindo o sonho da casa própria para os recifenses que mais precisam”, disse.