A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduz o número de zonas eleitorais no interior de Pernambuco pode trazer transtornos para os municípios atingidos na avaliação do presidente do PSDB-PE, deputado estadual Antônio Moraes. O tucano levou o tema à tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (21).
“Isso pode criar uma situação de extrema dificuldade. Fui informado de que o município de São Vicente Férrer passará a ser atendido pelo cartório eleitoral de João Alfredo, na mesma região, mas localizado a quase 60 quilômetros de distância. É preciso que aqueles que estão em Brasília saibam das condições de quem vive no interior”, alertou o parlamentar.
A pedido da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE), o tema será discutido em audiência pública, na próxima terça (27), com representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
O rezoneamento em Pernambuco, imposto pelo TSE, deve acabar com 78 zonas eleitorais no Estado, o que representa 51% do total. Entidades como a Associação dos Magistrados (Amepe) e Associação do Ministério Público de Pernambuco reagiram à medida por considerá-la um “desmonte” da Justiça Eleitoral no Estado.