
O presidente do PSDB de Pernambuco, deputado estadual Antônio Moraes, solicitou a realização de uma audiência pública para tratar do problema de fechamento de agências bancárias no interior do Estado. O encontro está marcado para às 9 horas desta quarta-feira (08/03) na Assembleia Legislativa.
Na segunda-feira (06/03), o parlamentar esteve com o superintendente do Banco do Brasil e relatou as dificuldades por que passa a população de algumas cidades em função do fechamento de agências bancárias. Na ocasião, o tucano frisou o problema sobretudo da Mata Norte, onde somente o município de Timbauba atende a mais 10 cidades da região.
“O superintendente se comprometeu em enviar um gerente geral para reavaliar os casos de cidades que tiveram suas agências transformadas em postos de atendimento e de outras que não tiveram mais suas unidades reabertas em função da onda de assaltos. Abrimos então uma perspectiva de o Banco do Brasil ao menos reestudar essa questão. Vamos continuar insistindo junto ao Procon e ao Ministério Público para que possamos dar ao cidadão do interior o direito de ter uma agência e não se submeterem ao deslocamento para outras cidades”, justificou o presidente do PSDB-PE.
Foram convidados para a discussão representantes das secretarias estaduais de Defesa Social e de Justiça e Direitos Humanos, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Bancários, além das prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios afetados pela onda de assaltos. Somente no ano passado foram contabilizadas pelos Sindicato dos Bancários e Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) cerca de 190 ações violentas cometidas contra bancos e caixas eletrônicos.