PSDB – PE

Antônio Moraes sugere uso de tecnologia para melhorar as audiências de custódia

Presidente do PSDB de Pernambuco, o deputado estadual Antônio Moraes sugeriu nesta quarta-feira (27/09), que as audiências de custódia promovidas no Estado sejam feitas por meio de videoconferências. Argumenta o tucano, que vários municípios do interior, que dispõem de um efetivo reduzido de policiais militares, ficam desassistidos de policiamento quando eles são remanejados para o transporte de presos à audiência com o juiz.

“A audiência de custódia é um grande avanço, mas é preciso melhorar. No Grande Recife, a condução de presos atuados em flagrante é feita pela polícia civil. Fora dessa região, quem faz esse transporte é a polícia militar, deixando muitas vezes desprotegidos municípios do interior, que dispõem apenas de uma viatura. Isso leva a quase 8 horas de ausência de policiamento que deveria estar combatendo a violência e está sendo usada em questões administrativas”, alertou Moraes em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.

O deputado acredita que se a secretaria de Defesa Social e o Tribunal de Justiça do Estado não chegarem a um entendimento, nesse sentido, “a violência tende a se agravar ainda mais em Pernambuco”. “A Assembleia deveria formar uma comissão de parlamentares para mediar esse diálogo entre os órgãos competentes (Defesa Social e TJPE). Fica aqui o meu apelo e estou à disposição”.

 

Ver mais