PSDB – PE

Antônio Moraes volta a cobrar segurança nas agências bancárias do interior e levará o tema à audiência com o governo

Foto Alepe
Foto Alepe

O fechamento de agências bancárias provocado pelos constantes assaltos em cidades do interior de Pernambuco motivou, mais uma vez, protesto do presidente do PSDB, o deputado estadual Antônio Moraes. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (17), o tucano ressaltou que  atualmente 35 municípios pernambucanos já não contam com serviços bancários por falta de segurança, o que tem prejudicado aposentados e comerciantes locais.

“Oito bancos foram roubados no interior nos últimos oito dias, o que nos leva a crer que mais municípios ficarão sem agências”, previu, ressaltando que o problema atinge sobretudo os idosos.  “Eles são forçados a se deslocar mensalmente para sacar suas aposentadorias. Uma pessoa de 70 anos de Condado, na Zona da Mata Norte, que precise ir ao banco precisa se deslocar até Igarassu, no Grande Recife. Não sei o que é pior, se isso ou os assaltos”, comentou.

O deputado pontuou, ainda, que  o comércio das pequenas cidades também tem sofrido os efeitos negativos da falta de segurança nas agências bancárias. “As pessoas acabam gastando o dinheiro no município onde fazem os saques”, observou. Moraes anunciou que solicitará audiência com a Secretaria de Defesa Social para pedir soluções. “A ação das quadrilhas tem intimidado a população dessas cidades e precisa ser combatida. Deixo meu apelo pela reabertura dos bancos, porque o consumidor é que fica prejudicado”.

O drama dos pernambucanos da privação de serviços básicos como o recebimento do salário ou de benefícios como aposentadoria, em função da sequência de explosão em agências bancárias do interior, tem sido constantemente retratado na imprensa local. As estatística apontam 46 ataques registrados este ano em todo estado, seis apenas em outubro.

 

Ver mais