De Recife (PE) – Aprovada a lei de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) que obriga os abrigos e instituições afins do Recife a dispor de sistema de câmeras de vídeo de forma a tornar mais seguro e eficiente o tratamento com os idosos em institutos de longa permanência das redes pública e privada.
A lei N° 18015/2014 foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13).
O obrigatoriedade do sistema de vídeo atende todos os compartimentos das instituições, exceto os ambientes de privacidade.
As casas destinadas ao acolhimento de pessoas da terceira idade têm um prazo de 180 dias para se adequarem à lei.
– Entendo que as casas de acolhimento e abrigos destinados aos cuidados com os idosos não vão ter dificuldade a se adequarem a nova lei. A matéria vem em benefício de todos. Os idosos terão mais uma garantia de segurança na relação com os profissionais responsáveis pelo acompanhamento e administração de cada lar, seja público ou privado. Em contrapartida, os institutos terão nas câmeras instaladas a garantia da transparência no serviço oferecido às pessoas da terceira idade. Sem contar que em caso de eventuais maus tratos, roubos ou furtos, a polícia terá no sistema de monitoramento uma ajuda no curso das investigações que levem à punição dos suspeitos”, explicou a vereadora Aline Mariano.