Pernambuco – O artesanato de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, governada pelo PSDB, terá espaço garantido na Feira Nacional de Negócios e Artesanatos (Fenearte), que acontece entre os dias 4 e 14 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda (PE), o maior evento do gênero na América Latina. A média de público é de 30 mil pessoas por dia.
Um espaço de 18 metros quadrados, nos estandes 79 e 80, acolherá o trabalho de 22 artesãos numa iniciativa da secretaria de Turismo e Cultura de Ipojuca. O município será representado ainda pelo artista Dido no espaço “Alameda dos Mestres”, local onde mestres dos municípios são convidados para divulgar seu trabalho.
Serão cerca de 10 mil peças do artesanato que é produzido nos distritos de Ipojuca-Sede, Camela, Nossa senhora do Ó, Serrambi e Porto de Galinhas. Bancos em madeira, redes, tapetes, luminárias, bonecas de pano, terços, santos, crochês, cabaças, entre vários outros artigos estarão sendo comercializados na Fenearte, cuja estimativa de negócios alcança as cifras dos R$ 40 milhões.
Para o secretário de Turismo e Cultura de Ipojuca, Rui Xavier, a iniciativa não atende apenas aos negócios, mas abre oportunidades aos artesãos de conhecerem as novas tendências do mercado.