PSDB – PE

Artesãos de MT terão carteira profissional

Também serão realizados eventos para o lançamento da carteira nos municípios de Poconé, Jaciara e Nova Mutum

A Fundação de Promoção Social (Prosol) em parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lança,no início de maio, a Carteira do Artesão. Com o documento todos os artesãos mato-grossenses terão uma certificação de sua profissão e poderão comercializar seus produtos de forma legal, emitindo nota fiscal, com o benefício de serem isentos de ICMS.

A carteira permitirá que os artesãos façam sua carteira de trabalho ou profissional e recolham INSS (contribuindo para aposentadoria). Um convênio com a Secretaria de Estado de Fazenda também permitirá aos profissionais que forneçam aos clientes notas fiscais. Desde de maio de 1980, os artesãos de Mato Grosso têm isenção de ICMS. “A carteira também é uma forma de fazer com que os artesãos se organizem, e trabalhem de uma forma mais profissional e assim aumentem sua renda”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Artesanato (coordenadoria vinculada ao Ministério do Desenvolvimento), Elvira Costa Leite.

Mato Grosso tem cadastrado, atualmente, 16 mil artesãos (dados de 1988). Para elaboração das carteiras está sendo realizado um recadastramento da categoria, que será utilizado para que o Governo do Estado possa traçar um diagnóstico da profissão em Mato Grosso. De acordo com a coordenadoria do Programa Estadual de Artesanato, no ano passado, o setor mato-grossense gerou negócios no valor de R$ 5 milhões. A carteira do artesão será lançada em Cuiabá, no dia 06 de maio. Também serão realizados eventos para o lançamento da carteira nos municípios de Poconé, Jaciara e Nova Mutum, onde o cadastramento da categoria já foi concluído.

Ver mais