O candidato pelo PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, defendeu a despartidarização das agências reguladoras nesta quarta-feira (05) em reunião na Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), em Brasília. O tucano afirmou que seu governo promoverá uma reforma do Estado, tornando-o mais eficiente, para desonerar tanto o trabalhador e o empreendedor brasileiro. Ele afirmou que o caminho é o Estado ser regulador e fiscalizador.
“As agências têm que ser despartidarizadas, altamente profissionalizadas. Agência é de Estado, ela ultrapassa o mandato de quem for eleito. Partido político mil quilômetros de distância. Agências precisam ser técnicas, extremamente profissionalizadas, com grande independência, autonomia e segurança jurídica. E é estratégico.”, defendeu o candidato tucano.
Geraldo Alckmin afirma que a despartidarização ajuda a manter a qualidade nos serviços prestados à sociedade.
“Elas vão trazer segurança jurídica para ter investimento. Investimento em petróleo, investimento em água e esgoto, investimento em aeroporto, em estrada, em todas as áreas, infraestrutura e também políticas públicas.”, disse.
No encontro, o presidente da Abar, Fernando Alfredo Rabelo Franco, junto a outros representantes de agências reguladoras, entregou um documento ao candidato do PSDB contendo as principais demandas do setor. Alckmin se comprometeu a incluir as demandas no plano de governo para o setor.
“O documento entregue pela Abar é importante. Ele assegura um quadro técnico, especialmente procuradores, a autonomia orçamentária, que é importante. O dinheiro não é do governo. O dinheiro é do concessionário, que paga e mantém a agência. E terceiro, esclarecer questões jurídicas”, afirmou o ex-governador de São Paulo.
Reportagem Shirley Loiola
*Ouça aqui a coletiva.