PSDB – PE

Ataque de Lula às instituições reflete atitude de “desespero” na avaliação de Daniel Coelho

30867502405_25b8240554_zO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o evento de lançamento de uma campanha em sua defesa, realizado na noite desta quinta-feira (10), em São Paulo, para atacar diversas instituições do país e se colocar no papel de vítima por ser investigado pela Operação Lava Jato. Ao discursar, disse ser alvo de um “pacto diabólico”, como destaca matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.

“Não tenho problema em prestar quantos depoimentos forem necessários. […] Tenho preocupação é quando vejo um pacto quase diabólico entre a mídia, a Polícia Federal, o Ministério Público e o juiz que está apurando todo esse processo”, disse Lula, segundo a Folha.

Na visão do deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE), a postura de Lula reflete uma atitude de “desespero” do ex-presidente diante das acusações de que vem sendo alvo. O tucano acredita que o tom adotado pelo petista se assemelha ao de outros criminosos, sendo uma espécie de “confissão de culpa” pelas irregularidades apontada pela Lava Jato.

“[O discurso de Lula] é típico de quem é culpado, de quem está com medo da Justiça. O papel do PSDB é não influenciar, mas garantir a independência do Ministério Público, da Polícia Federal e Justiça, para que eles façam o seu trabalho”, afirmou o parlamentar. “Se ele estivesse tranquilo, se não tivesse feito nada de errado, não precisaria estar atacando as instituições, que evidentemente não trabalham para nenhum partido”, acrescentou Coelho.

Entre os vários ataques às instituições do país, Lula ainda afirmou que a Polícia Federal “foi criada para defender o Estado brasileiro e para investigar, e não para permitir que delegados comprometidos ideologicamente e politicamente com determinados partidos venham fazer falsas acusações”.

O petista também disse que se “sentiria confortável participando de um ato de acusação à força-tarefa da Lava Jato, que está mentindo para a sociedade brasileira”, e que gostaria de estar “acusando o comportamento perverso dos meios de comunicação, que mentem descaradamente”.

Daniel Coelho criticou duramente as afirmações feitas pelo ex-presidente. Para o tucano, a independência das instituições é comprovada pela investigação e prisão de membros de diversos partidos políticos, e não apenas do PT, como insinua Lula.

“Prenderam já políticos de diversas correntes ideológicas, de diversos partidos. Não dá para a gente aceitar esse tipo de declaração, mas eu estou muito tranquilo de que as instituições no Brasil estão funcionando plenamente e, se ele tiver culpa, ele vai pagar por isso”, ressaltou. “Ele quer culpar a nação, a terceiros, a todos, pelos seus erros. Isso é uma atitude de desespero, de quem realmente sabe que está errado”, concluiu o deputado do PSDB.

Ver mais