De passagem por Pernambuco, o ex-presidente Lula reconheceu que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) teve grande parcela de responsabilidade pela perda de apoio popular ao seu governo, Disse Lula, que Dilma errou ao não por em prática as propostas anunciadas na campanha eleitoral de 2014.
“Ela sabe, o PT sabe, a CUT sabe. Ninguém se conformou da Dilma ter dito na campanha que não ia mexer no bolso e no direito do trabalhador e depois apresentar um processo de reforma que não era aquele que o trabalhador queria. Isso jogou todo nosso pessoal contra ela. Dilma começou a perder apoio a ponto de chegar em março e perder mais de 80% que tinham votado na gente”, disse o petista em entrevista a Rádio Jornal do Commercio.
O ex-presidente também admitiu que discorda da política econômica adotada pelo governo Dilma. Reconheceu que a economia não está bem, que o desemprego está aumentando, e que a atual situação do país, deixada pela sua sucessora, o incomoda.
“De repente a coisa desandou, uma mistura de coisas equivocadas na economia”, frisou, eximindo-se de qualquer interferência na formação do governo Dilma. “Eu não monto equipe econômica para ninguém. Eu monto para mim. Montar equipe econômica é como se fosse um maestro ou técnico de futebol. Você vai coordenando, cobrando, orientando. Conversei com Dilma sobre a política econômica, mas a gente respeita quando a pessoa que está no mandato faz as escolhas”.
Na passagem por Pernambuco, o ex-presidente esteve nas cidades de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e irá a Carpina (Zona da Mata Norte), Caruaru (Agreste) e chega ao Recife nesta quarta (13).