PSDB – PE

Azambuja critica precariedade do setor logístico

Reinaldo-Azambuja-Foto-George-Gianni-PSDB--300x199Brasília – O período de escoamento da produção agrícola tem revelado a precariedade da infraestrutura logística no Brasil, e que, segundo declaração do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, não deve mudar nos próximos meses. Nos portos brasileiros, filas de caminhões tentando descarregar a safra recorde de grãos resultam no prejuízo às exportações. O deputado federal Reinaldo Azambuja (MS), titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, acredita que o governo federal perdeu muito tempo criticando o modelo adotado durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso e nada fez para resolver o problema logístico nacional. “Por 11 anos, o PT condenou as privatizações da era FHC. Hoje percebe que o modelo, que chamam de concessões, é o único capaz de viabilizar melhorias nessa área ”, destaca.

Segundo matéria do jornal Estado de S. Paulo desta segunda-feira (25), não há na carteira de projetos do governo federal em andamento, nenhuma obra para ser entregue que alivie o problema. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, ressaltou ao periódico outro problema – a baixa capacidade de armazenamento dos grãos nos portos, que transformam os caminhões em depósitos improvisados.

Azambuja critica o ministro dos Transportes ao atribuir a situação de estrangulamento dos portos à supersafra de grãos este ano. “Falta planejamento e projetos que beneficiem o setor logístico. Se o governo não estava ciente que haveria superprodução de alimentos, isso evidencia, mais uma vez, a incompetência administrativa”, resume.

Ver mais