PSDB – PE

Baixo desempenho espanta investidores estrangeiros

Brasília – Os prognósticos vão se confirmando em relação à economia brasileira. O fraco desempenho do país na economia em 2012, aliado ao aumento das intervenções do governo no setor privado, vem espantando investidores estrangeiros para outros mercados emergentes. Segundo matéria publicada nesta segunda-feira (18), pelo jornal O Valor Econômico, o crescimento do consumo, investimento em infraestrutura e ações governamentais mais acertadas atraem, para outros países, os olhares que um dia pairaram sobre o Brasil.

Para o deputado federal Nelson Marquezan Júnior (RS), o cenário político internacional favorável não foi aproveitado pelo país, que perde cada dia mais espaço para outros países da América Latina, como Chile e México. “Falta uma reforma estrutural que de fato contribua para a queda da inflação e o crescimento vigoroso”.

Ao Valor, o chefe da equipe de renda variável de mercados emergentes da JP Morgan Asset Management, Richard Titherington destaca que os investidores procuram oportunidades em mercados de baixa liquidez, como México, Turquia, África do Sul e Indonésia. “Essas economias apresentaram significativa reforma estrutural na última década e perseguiram políticas econômicas ortodoxas, que resultaram em baixo nível de inflação e crescimento mais estável”.

Marquezan ressalta também que o governo precisa focar na resolução dos problemas reais do Brasil, e parar de utiliza-se de estratégias de marketing e comunicação para desviar a atenção da população: “Enquanto outros países do Brics e da América Latina investem na agilização da máquina pública e em infraestrutura, o Brasil segue perdendo credibilidade no cenário mundial”.

Do PSDB Nacional

Ver mais