PSDB – PE

Banco central americano aponta Brasil como o “mais vulnerável” à crise entre os emergentes

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) diz que o Brasil é o mais vulnerável à retirada de estímulo monetário entre os países emergentes. A informação está publicada em O Globo desta quarta (12).

janetyelenNo relatório semestral da instituição, ao lado da Turquia e Índia, o Brasil sofreu com a fuga de investidores diante da expectativa do Fed de redução da compra de bônus mensais atualmente em R$ 65 bilhões.

O documento aponta que os investidores estão diferenciando os mercados emergentes e descartando os considerados “mais vulneráveis por suas políticas fiscais e fundamentos econômicos”.

“As moedas do Brasil, Índia e Turquia recuaram fortemente no meio do ano passado, enquanto as divisas da Coreia do Sul e Taiwan foram mais resilientes. E, nas semanas mais recentes, apesar da ampla venda de moedas de emergentes, rendimento de títulos de emergentes tenderam a aumentar mais em economias que viram os maiores aumentos ao longo de 2013”, diz o relatório do Fed.

O relatório do Fed chegou ao Congresso americano no dia em que a presidente da instituição, Janet Yellen (foto), reconheceu a volatilidade nos mercados emergentes, provocada segundo ela em parte pela expectativa dos agentes do mercado em relação à retirada de estímulos monetários à economia.

* Íntegra em O Globo (12/02/14)

 

Ver mais