PSDB – PE

Betinho Gomes apoia intervenção no Rio e defende Plano Nacional de Segurança para enfrentar o crime organizado

Tucano critica ainda a oposição, sobretudo o posicionamento do PT, que na sua avaliação prefere negar o apoio ao povo fluminense para alimentar a “surrada e equivocada narrativa de golpe”

 

Sobre a intervenção federal na segurança no Rio de Janeiro, venho manifestar meu apoio ao decreto baixado pelo governo federal.

Entendo que há uma absoluta urgência em se recompor o mínimo de autoridade pública num estado apavorado pelos graves episódios de violência. Entretanto, não posso deixar de registrar que tal medida funcionará apenas como um bálsamo, que irá aliviar a dor, sem resolver as causas da criminalidade no Rio.

Na verdade, se o presidente Michel Temer quisesse agir para dar uma solução mais definitiva para o caso do Rio de Janeiro, deveria ter tido a coragem de fazer uma intervenção administrativa total no Governo daquele Estado, que passa por uma profunda crise fiscal e moral provocada pelos vários governos que por lá passaram, mas muito em especial pelo governo de Sérgio Cabral.

Ao mesmo tempo, é preciso questionar como ficarão os estados brasileiros que possuem, inclusive, índices de violência piores do que o do Rio de Janeiro. Que tipo de auxílio irão receber?

O fato é que os últimos governos, tanto do PT como do PMDB, não produziram nada de novo ou efetivo na área de segurança, deixando os governos estaduais sem o mínimo de apoio e sem integração nas ações de combate à violência.

O enfrentamento ao crime organizado depende de se colocar em prática um Plano Nacional de Segurança, que possua metas bem definidas e recursos.

Lamento também o posicionamento da oposição ao governo federal, sobretudo do PT que, em mais um gesto mesquinho e politiqueiro, prefere negar o apoio ao povo fluminense apenas para alimentar uma surrada e equivocada narrativa de “golpe”.

O remédio da intervenção é duro, extremo, mas previsto na nossa Constituição, por isso merece apoio daqueles que entendem que a maior ameaça ao Estado democrático é deixar um povo refém do crime organizado.

Betinho Gomes
Deputado Federal
PSDB-PE

Ver mais