Em discurso como vice-líder do PSDB na Câmara, nesta terça-feira (13), o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) alertou para a contradição de parlamentares e intelectuais que questionam a democracia brasileira insistindo na tese de “golpe” diante do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“A intenção desses partidos é construir uma narrativa para tentar convencer a população de que o Brasil está vivendo um momento de exceção. As instituições continuam funcionando e tomando decisões de maneira independente, mesmo com a discordância de setores da política. Mesmo diante de uma crise econômica ainda profunda, o país vive a normalidade na democracia”.
Para o tucano, a contradição dos que adotam esse tipo de discurso está no fato de não reproduzi-la em relação a outros países, como a Venezuela por exemplo. “Quem é democrata no Brasil tem que ser democrata também em outros lugares do mundo. Os venezuelanos, por exemplo, que saíram de seu país, já somam o contingente de mais de 815 mil cidadãos, muitos refugiados no Brasil em busca de abrigo”, frisou. O parlamentar manifestou solidariedade à população venezuelana e afirmou que o Brasil deve ter a sensibilidade de acolher os refugiados.
*Do PSDB na Câmara com edições