O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) já finalizou três emendas que pretende apresentar à proposta de reforma da previdência enviada pelo governo à Câmara dos Deputados. O tucano propõe a redução do tempo de contribuição para aposentadoria integral de 49 para 40 anos, assegura que o valor da pensão por morte não fique abaixo de um salário mínimo e sugere que sejam mantidas as idades mínimas para as aposentadorias rurais, 60 para homens e 55 mulheres.
“Não há dúvidas de que a reforma da previdência proposta pelo governo deve ser debatida. Mas com tranquilidade e profundidade. Nada pode ser modificado se não houver segurança para os beneficiários atuais do sistema. É preciso ter uma reforma da previdência que equilibre a superação do déficit e que garanta justiça com os contribuintes do sistema”, defende o parlamentar.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para reformar a Previdência Social foi enviada pelo governo Michel Temer em dezembro do ano passado. O objetivo do governo ao propor a reforma é tentar manter a sustentabilidade das contas públicas diante de um déficit crescente do sistema previdenciário brasileiro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), deve apresentar um plano de trabalho nesta terça-feira (14/02) que inclui audiências públicas e um seminário internacional sobre os sistemas previdenciários de outros países. A reforma da previdência está prevista para ser votada em abril.