A poucos dias de anunciar o balanço do terceiro trimestre de 2015, a Petrobras enfrenta uma crise severa deflagrada após o início da Operação Lava Jato. O valor de mercado da estatal caiu 65% em apenas um ano, cujo prejuízo chega a 1,8 bilhão. As informações publicadas na edição desta terça-feira (10) do jornal “O Estado de S. Paulo”
Para o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), é lamentável testemunhar a situação de crise de uma empresa que já foi orgulho de muitos brasileiros.
A população brasileira que tinha orgulho da Petrobras, que ainda tem algum tipo de orgulho, certamente se lamenta de uma situação tão deplorável, tão deprimente, como a gente está vendo em resultados apresentados pelos números e o desempenho da própria companhia”
A estatal também reflete os prejuízos causados pela paralisação das obras de duas refinarias na região Nordeste. A perda é estimada em 2,8 bilhões de reais. Auditoria do Tribunal de Contas da União aponta que a Petrobras tinha conhecimento do alto risco de investimento nessas obras. Agora o tribunal analisa se o conselho de administração da empresa, presidido na época por Dilma Rousseff, é também responsável pelo dano financeiro. O deputado Betinho Gomes acredita que as decisões foram tomadas intencionalmente e visavam interesses políticos.
Houve decisão e ação deliberada para forçar a Petrobras a investir em diversas refinarias no país. Os especialistas já apontavam as dificuldades para a empresa investir nesse volume, ao mesmo tempo em tantas novas refinarias. A orientação técnica para esses investimentos foi completamente desconsiderada. Se optou apenas fazer o investimento tomando como base as decisões políticas, de tentar ter benefícios em determinada região, tentar de maneira imediatista fazer propaganda de que a empresa estava conseguindo investir em áreas que antes não se investia”, afirmou o tucano.
- Do PSDB na Câmara