PSDB – PE

Betinho Gomes: PT insiste na campanha do fim do Bolsa Família, caso a oposição vença a eleição

Foto: Roberto Soares/Alepe
Foto: Roberto Soares/Alepe

De Recife (PE) – Secretário-geral do PSDB de Pernambuco, o deputado estadual Betinho Gomes ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado para ressaltar a importância da aprovação do projeto de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), prorrogando por 6 meses o pagamento do Bolsa Família àqueles que ingressam ou retornam ao mercado de trabalho.

A matéria foi aprovada nesta quarta (28), na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, por 10 votos a favor e 9 contra de senadores do PT e de aliados do governo que tentaram derrotar a proposta do presidente nacional do PSDB.

Para o deputado Betinho Gomes, a reação do PT à iniciativa do senador Aécio Neves se deve às pretensões do partido de insistir na campanha eleitoral de propagar o fim do Bolsa Família, caso a oposição vença as eleições presidenciais.

“O Bolsa Família nada mais é do que a unificação de vários outros benefícios, como o Vale Gás, criado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Mas o PT insiste no discurso de que o programa pode acabar caso a oposição vença as eleições”.

Integrante da bancada do PMDB na Assembleia de Pernambuco, o deputado estadual Tony Gel, assim como o tucano Daniel Coelho, reforçaram a tese de que a “boa política” é aquela que resulta em benefícios para a população. E defenderam a importância de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, serem alçados ao status de política de Estado e não de governo.

O senador Aécio Neves também é autor de um projeto de lei que incorpora o Bolsa Família à Loas (Lei Orgânica de Assistência Social), transformando o benefício em política permanente de Estado.

Análise– Para o Instituto Teotônio Vilela – órgão de estudos, análise e formação políticas do PSDB – “o PT acha que o Bolsa Família é propriedade sua e considera qualquer iniciativa em prol das 14 milhões de famílias beneficiárias um ato de lesa-pátria”.

Em sua análise do dia – intitulada “O Bolsa Família é de todos os brasileiros” – o ITV ressalta, ainda, que “o PT insiste em distorcer os fatos e em tentar reescrever a história. Nunca é demais lembrar que o Bolsa Família nada mais é do que o passo seguinte à rede de proteção social estruturada no governo Fernando Henrique Cardoso, apenas oportunistamente rebatizada pela gestão Lula”. 

Ver mais