O deputado federal do PSDB de Pernambuco, Betinho Gomes, voltou a cobrar do governo federal a devolução da autonomia do Porto de Suape ao Estado. A assinatura do decreto que prevê a devolução estava agendada para maio deste ano, foi adiada, e ainda não remarcada pelo governo do presidente Michel Temer.
Com a entrada em vigor da Lei dos Portos em 2013, promulgada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), os portos do país tiveram suas administrações centralizadas na Secretaria Especial de Portos, órgão do governo federal. Em função disso, empreendimentos não avançaram. No caso específico de Pernambuco, o arrendamento de uma área para construção do segundo terminal de contêiner que terá capacidade de aumentar a movimentação de cargas de 700 mil TEUs (unidade de medida que equivale a vinte pés) para 1,7 milhão TEUs por ano.
“A ex-presidente Dilma cometeu o grave equívoco de tirar a autonomia de Pernambuco do Porto de Suape, um dos maiores investimentos estruturador para o desenvolvimento do Estado. O atual presidente se comprometeu em devolver a autonomia, o que ainda não foi confirmado. Em nome do povo do meu Estado, da minha cidade, Cabo de Santo Agostinho, volto a fazer uma veemente cobrança para que essa autonomia seja devolvida a Pernambuco”, reforçou Betinho Gomes.