O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) recorrerá aos meios legais para suspender o reajuste de quase 90% na passagem do metrô do Recife. O parlamentar protocolou junto à Justiça estadual uma ação popular solicitando a suspensão do aumento, em vigor desde a última sexta-feira (11).
No documento, Betinho argumenta que a decisão não considera o lado mais vulnerável da relação – o consumidor – que suportará o desembolso de quase o dobro do valor diário da passagem. O deputado aponta ainda outra ilegalidade no reajuste: a de que a “legislação de regência não autoriza o somatório de inflações reprimidas e o consequente repasse ao consumidor”. Registra, ainda, o fato de o reajuste ter sido feito apenas quatro dias após o anúncio da decisão.
“Compreendo a necessidade do reajuste, pois há seis anos a passagem permanece com o mesmo valor. No entanto, aumentá-la em 87 % de uma só vez é um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão que precisa e depende desse transporte público. Defendemos que haja um entendimento e que a decisão seja razoável para todas as partes envolvidas nesse processo, não apenas o cidadão seja penalizado com uma conta tão alta”, argumenta Betinho Gomes.