PSDB – PE

Boletim Tucano (Ano I, número 12) – "Tempo de guerra, mentira como terra"

13 de maio de 2005 (Ano I, Número 12)
 

“Tempo de guerra, mentira como terra” – Como para o PT a luta política é a continuação da guerra por outros meios, vale qualquer invencionice para atacar o “inimigo” e exaltar as próprias promessas e feitos. Foi assim na oposição, continua sendo assim no governo.

Certo como dois e dois são cinco – Quando Lula e seus companheiros abrem o arsenal das “bravatas”, a primeira vítima é a aritmética. “O Brasil voltou a crescer como não fazia há 10 anos”, ele tem trombeteado. Não é o que os números do IBGE dizem. O PIB patinou a 0,5% em 2003 e aumentou 5,2% em 2004. Média anual de crescimento no governo Lula até agora: 2,8%. Média nos oito anos de FHC: 2,3%. Se puser na conta 1994, o primeiro ano do Real, a média vai para 2,7%.

Uma “pequena” diferença – Fernando Henrique enfrentou o dragão da hiper-inflação, venceu-o e segurou o real atravessando cinco crises financeiras internacionais em oito anos. Lula pegou o país arrumado, pronto para crescer, e até agora só teve céu de brigadeiro no cenário internacional. Isso a propaganda petista esquece convenientemente. E toda vantagem que tem para contar em matéria de crescimento é esse 0,1 ponto percentual.

Fome de voto – Já em matéria de bravatas Lula tem realmente colecionado troféus. A medalha de ouro até agora ainda fica com os 50 milhões de famintos cuja fome ele prometeu zerar e, quando o IBGE foi contar, simplesmente evaporaram. Você lembra disso? Clique aqui para conferir os dados.

De graça, até biodiesel – Exemplos de engambelação numérica é que não faltam. “Com a mistura obrigatória de 2% de biodiesel ao combustível, vamos economizar 160 milhões de dólares ao ano”, anunciou Lula recentemente. “Vamos”, quem? A aritmética lulista põe de um lado da conta a diminuição da necessidade de importação de petróleo e simplesmente esquece de somar do outro lado o financiamento oficial, a renúncia fiscal e todo o dinheiro diretamente investido pelo governo no programa. O investimento vale a pena? Pode ser que venha a valer. Mas daí a dizer que o biodiesel vai sair de graça… Na verdade ele terá que ser subsidiado ainda por um bom tempo, porque vai custar mais caro do que o óleo importado.

Os números de Lula não convencem nem seus companheiros – Deu na Folha de S. Paulo de ontem: o economista Marcio Pochmann, do PT, refutou um estudo do Ministério da Fazenda segundo o qual os gastos sociais aumentaram 31% no governo Lula. “O que existiu na verdade foi uma regressão em 1,31%”, ele disse. “É um documento malfeito, com erros crassos e que leva a conclusões incompatíveis com a realidade. Acho que o objetivo foi passar uma imagem melhor do governo”.

Ver mais