Cerca de R$ 10 bilhões dos R$ 28,8 bilhões previstos para o Programa Bolsa Família em Pernambuco devem ser cortados em 2016 por causa da grave crise financeira que o País atravessa. Isso significa que 42,5% dos contemplados podem perder o benefício.
Em Pernambuco, atualmente, são atendidas pelo Bolsa Família do governo Dilma (PT) 3,5 milhões de pessoas. Com os cortes, cerca de 1,5 milhão teriam de sair do programa.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania.
Se confirmados, os cortes dos recursos do Bolsa Família provocarão outro grave impacto social: 248 mil famílias voltariam à situação de extrema pobreza. Deste universo, cerca de 303 mil são crianças e adolescentes até os 17 anos que têm a frequência escolar acompanhada pelo programa.
Os prováveis cortes no Bolsa Família estão entre as medidas que podem ser incluídas no orçamento do governo federal para o ano que vem. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e tem Ricardo Barros (PP-RR) como relator.