PSDB – PE

Brasil deveria cortar 8% do consumo de energia para evitar problemas, diz consultoria

Consumo-de-energiaO consumo de energia deveria cair 8% para conseguir atravessar o período seco, que vai de maio a outubro, sem problemas. A informação é da consultoria PSR, que ainda estima em 48% o risco de racionamento com base nas previsões semanais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS). O estudo foi divulgado nessa sexta-feira (11) pelo jornal Folha de S. Paulo.

O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) disse que a situação é extremamente preocupante. “Lutamos para elevar o PIB, mas, sem energia, o Brasil não tem como crescer”, ressaltou.

O tucano informou que o segundo fator mais importante para a segurança de um país é a energia. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff errou a mão absolutamente nesse quesito no momento em que não deixou assumiu haver problemas com o sistema elétrico.

O deputado acentuou também um dos erros da gestão da presidente.

“Ela [Dilma] focou no crescimento por meio do consumo em vez de ter focado na infraestrutura do país, o que geraria a elevação da economia brasileira”, analisou.

Estudo – Para chegar ao resultado, a consultoria tentou equilibrar o chamado “custo do arrependimento”, que ocorreria no caso de decretar um racionamento sem necessidade e no caso de decidir pela redução de consumo tarde demais e ser obrigado a adotar um programa mais drástico.

O equilíbrio entre os riscos seriam os 8% estimado pela PSR.

O problema é mais crítico no sistema do Sudeste e Centro Oeste. O nível de água voltou a cair depois de ligeira alta nas últimas semanas.

Kaefer argumentou que há muitas questões para se preocupar daqui para frente devido à má gestão do governo federal. “Infelizmente a conta vai ser paga pela base da pirâmide, que é o trabalhador brasileiro”, lamentou.

Ver mais