O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, estará chefiando, a partir do dia 1º próximo, missão comercial à China e à Índia. O objetivo ¥principal e inovador¥ da viagem ao Oriente é estimular a presença de empresas brasileiras nestes dois países, informou o ministro. Para isso, ele se empenhará em aumentar a venda de produtos processados, principalmente soja e café, e estimulará a parceria entre empresas brasileiras e chinesas para agregação de valor aos produtos e posterior distribuição. O ministro estará chefiando uma comitiva de 120 empresários brasileiros e oito argentinos. Junto com o governo colombiano, Sérgio Amaral estudará a criação de um grupo de trabalho para a promoção, processamento e distribuição de café no mercado chinês.
Uma série de outras parcerias comerciais serão propostas durante a missão brasileira, como as que já existem no plano científico para a produção de genéricos. Para firmar parcerias ou promover produtos, representantes de empresas como a Companhia Cacique de Café Solúvel, Sumatra Cafés Brasil S.A., Associação Brasileira de Exportadores de Cítricos, Pilão Máquinas e Equipamentos, Politec Informática, Pirelli, O Boticário e Du Pont do Brasil participarão da missão comercial brasileira. Técnicos de instituições financeiras como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) acompanharão a comitiva para oferecer subsídios aos interessados em se estabelecer tanto na China, quanto na Índia.
De 1° a 3 de abril, Sérgio Amaral e comitiva estarão na China, onde participarão em Xangai da Brazil Trade Fair 2002, evento promovido para promover produtos brasileiros neste mercado, aproveitando a entrada deste país na Organização Mundial do Comércio, que foi efetuado ano passado em Doha, capital do Qatar. Entre os expositores da feira estão a Embraer, a Varig, a Destilaria Tábua e o Instituto Brasileiro de Gemas. Os participantes terão acesso a seminários de assuntos de interesse empresarial com objetivo de estimular as parcerias e atrair investimentos chineses no Brasil.
Sérgio Amaral estará na Índia dia 4 de abril. Dia 8, ele participa da reunião do Joint Commercial Council, criado para avaliar as perspectivas de comércio bilateral entre o Brasil e este país. Dia 9, o ministro participará de rodadas de negócios entre empresários dos dois países. Sérgio Amaral informa, no entanto, que as missões comerciais não visam fazer negócios imediatos, mas abrir e expandir mercados promissores.