O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), anunciou nesta sexta-feira (28), no Recife, investimento de R$ 61 milhões para o metrô da capital pernambucana. O anúncio foi feito na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e contou com as presenças do presidente do Conselho da CBTU, Joaquim Francisco (presidente do ITV-PE); do superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão; o presidente nacional da CBTU José Marques, do presidente do PSDB de Pernambuco, deputado estadual Antônio Moraes; do gerente regional administrativo-financeiro da CBTU, Hélio Leite.
A maior parte dos recursos será investida na aquisição de 1,3 mil novas câmeras de segurança e na criação de uma central de monitoramento. O restante vai para os reparos no sistema de energia, para equipamentos de manutenção, entre outras áreas.
“Todos sabem que desde que assumimos o governo em 12 de maio, o metrô estava na eminência de parar o seu funcionamento. Conseguimos recompor o orçamento e garantir a liberação desses recursos, que significarão uma efetiva melhoria no sistema, especialmente na segurança, que é a questão mais importante a ser resolvida”, afirmou o ministro.